Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

EXISTE DIFERENÇA EM RELAÇAO AOS DESFECHOS EM REPRODUÇAO ASSISTIDA DE ACORDO COM A ETIOLOGIA DA AZOOSPERMIA OBSTRUTIVA E ORIGEM DA RECUPERAÇAO ESPERMATICA?

Resumo

Azoospermia é definida pela ausência de espermatozoides no ejaculado após centrifugação e pode ser secundária a interrupção das vias seminais denominada por azoospermia obstrutiva. A qualidade seminal pode estar alterada devido a fatores como fragmentação de DNA espermático, estresse oxidativo e presença de anticorpo antiespermatozóide. O objetivo deste trabalho é avaliar se existe diferença nos resultados de fertilização in vitro com injeção intracitoplasmática de espermatozóides (FIV/ICSI) quando comparados grupos com diferentes etiologias de obstrução e diferentes técnicas de extração e origens do espermatozoide. Realizada análise retrospectiva multicêntrica no período de 2008 a 2015 de 621 primeiros ciclos de FIV/ICSI, sendo o Grupo I com obstrução congênita por agenesia bilateral dos ductos deferentes com 45 e Grupo 2 com pacientes submetidos a vasectomia com 576 pacientes. Em todos os casos foi possível recuperação de espermatozoides por punção do epididimo ou extração testicular. Em relação a analise da etiologia da obstrução obtivemos taxas de fertilização 70% vs. 66,85% (p=0,786), gestação 42,5% vs. 41,46% (p=0,896) e nascidos vivos 29,73% vs. 17,69% (p=0,071), respectivamente para os grupos I e II. Em relação à origem do espermatozoide utilizado identificamos 579 pacientes em que foram utilizados espermatozóides provenientes do epidídimo vs. 42 do testículo, e obtivemos taxas de gravidez 41,47% vs. 43,9% (p=0,760) e nascidos vivos 18,3% vs. 27,78% (p=0,163) respectivamente para cada grupo. Não houve diferença em relação às taxas de fertilização, gestação e nascidos vivos em diferentes etiologias. Também não houve diferença em relação aos resultados quando comparados grupos em relação à origem dos espermatozoides.

Palavras Chave ( separado por ; )

Azoospermia; Ducto deferente/anomalias; Vasectomia; Recuperação espermática; Técnicas reprodutivas

Área

Infertilidade

Instituições

UROABC - FMABC - Sao Paulo - Brasil

Autores

Leonardo Seligra Lopes, Victor Notari Cury, Jonathan D Cha, Valdir M Lampa-Jr, Jaqueline Leite Marques, Françoise Elia Mizrahi, Francisco W S Figueiredo, Caio Parente Barbosa, Sidney Glina