Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO DOS INIBIDORES DA 5-ALFA-REDUTASE SOBRE MORTALIDADE EM UM CENARIO DE QUIMIOPREVENÇAO PRIMARIA PARA CANCER DE PROSTATA

Resumo

Introdução: Um método seguro e efetivo para a quimioprevenção do câncer de próstata (CaP) é desejável devido a sua alta incidência, impacto na morbimortalidade e custos para sociedade. Nesse contexto, há evidências na literatura de que os inibidores da 5-alfa-redutase (5ARI) podem potencialmente reduzir o risco de CaP. Uma metanálise de 2010 demonstrou que o uso de 5ARI reduziu a incidência de diagnóstico de CaP, mas não conseguiu avaliar o efeito na sobrevida específica ou global. Nosso objetivo foi atualizar essa meta-análise e, o mais importante, incluir, em nossa análise, dados de estudos observacionais.
Objetivos: nosso objetivo primário residiu em avaliar o impacto dos 5ARI na mortalidade geral e câncer-específica em um cenário de quimioprevenção primária de CaP. Como objetivos secundários, foram analisadas a incidência geral de CaP, assim como a incidência das neoplasias de baixo, moderado e alto grau.
Métodos: realizamos uma busca sistemática nas bases de dados MEDLINE, EMBASE, Cochrane Library, ClinicalTrials.gov até abril de 2018 a fim de identificar ensaios clínicos randomizados (ECR) e coortes. Nós incluimos artigos que apresentavam dados de mortalidade ou incidência de CaP em homens expostos aos 5ARI previamente ao diagnóstico de CaP. Cada artigo foi avaliado de maneira independente por dois revisores tanto para a seleção dos estudos e extração de dados, como para a avaliação da qualidade dos estudos e do risco de viéses. Utilizamos o modelo de efeitos randômicos associado ao método de Mantel-Haenszel para calcular o sumário dos efeitos observados. A heterogeneidade foi avaliada pelo teste de Higgins.
Resultados: 3432 artigos foram incluidos das bases de dados supracitadas (após exclusão das duplicatas). 179 artigos foram selecionados para revisão na íntegra. Foram incluidos 18 artigos nessa revisão sistemática e meta-análise. A exposição aos 5ARI previamente ao diagnóstico de CaP não aumentou a mortalidade geral ou câncer-específica, nem a incidência dos cânceres de alto grau. Foram identificadas uma redução do risco relativo de 24% no diagnóstico de CaP de moderado e baixo grau, assim como uma redução de 26% no diagnóstico geral de CaP no subgrupo dos ECRs.
Conclusão: nosso estudo não identificou efeito da exposição aos 5ARI na mortalidade ou na incidência dos cânceres de alto grau. Ao reduzir as neoplasias de moderado e baixo grau, o uso dos 5ARI pode reduzir o sobrediagnóstico e o sobretratamento do CaP.

Palavras Chave ( separado por ; )

Inibidores da 5-alfa-redutase; câncer de próstata; quimioprevenção;

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Pedro Glusman Knijnik, Pietro Waltrick Brum, Eduardo Tosetto Cachoeira, Artur de Oliveira Paludo, Antonio Rebello Horta Gorgen, Lucas Medeiros Burttet, Jeruza Lavanholi Neyeloff, Brasil Silva Neto