Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A RETIRADA PRECOCE DA SONDA VESICAL DEMORA REDUZ A CHANCE DE INFECCAO URINARIA?

Resumo


A infecção do trato urinário é o tipo mais comum de infecção bacteriana nos procedimentos de transplante renal, com efeitos adversos na sobrevida do enxerto e do paciente. A drenagem da bexiga bem sucedida é imperativa para resultados bem sucedidos de transplantes. O momento perfeito para a retirada do cateter urinário é desconhecido e o uso prolongado do cateter pode aumentar a incidência de infecções do trato urinário (ITU). Portanto, hipotetizamos que a retirada precoce do cateter pode reduzir o risco de ITU.

Foi realizada uma busca retrospectiva em nosso banco de dados, buscando todos os casos de transplante renal que possuíam informações sobre retirada do cateter urinário (RCU) entre janeiro de 2017 e julho de 2018. Foram divididos em 2 grupos: grupo A - RCU no terceiro dia pós-operatório e grupo B - RCU no ou após o quinto dia pós-operatório. Os resultados referentes à UTI foram comparados entre os dois grupos.


320 transplantes renais foram realizados durante o período selecionado, dos quais, 248 tiveram as informações sobre RCU.
33 pacientes submetidos à cirurgia de transplante renal tiveram seu cateter urinário removido no terceiro dia pós-operatório. Este grupo mostrou dois casos de ITU dentro de três meses após a remoção do cateter.
215 pacientes tiveram seu cateter urinário removido no quinto pós-operatório ou depois. 56 casos de ITU foram encontrados e apenas três casos de complicação: duas fístulas ureterais e uma estenose ureteral.
Houve diferença estatisticamente significante entre os dois grupos em relação à ITU em 3 meses: Grupo A (6,1%) x Grupo B (26%) p <0,05.

Palavras Chave ( separado por ; )

transplante, infecção urinária, sonda vesical demora

Área

Transplante Renal / Miscelânea

Instituições

HCFMUSP - Sao Paulo - Brasil

Autores

Felipe Nobuyuki Hirassaki, Matheus Almeida Carvalho Siqueira, Hideki Kanashiro, Renato Falci, Gustavo Xavier Ebaid, Alexandre Sallum BUll, Felipe Saraiva Bernardes, Affonso Celso Piovesan, William Carlos Nahas