Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PERDA DE ACOMPANHAMENTO APOS REVERSAO DE VASECTOMIA: FATORES PREDITIVOS

Resumo

Objetivos: A reversão de vasectomia (RV) é uma das principais opções para casais interessados ​​em fertilidade após vasectomia. A literatura relata taxas de patência de até 96% e taxas de gravidez de até 92% após longos acompanhamentos. No entanto, a perda de seguimento é comum após a RV e provavelmente subnotificada na literatura. Este trabalho tem o objetivo de identificar fatores que influenciam a perda de seguimento após a RV.
Métodos: Uma base de dados prospectivamente mantida com 70 homens que foram submetidos à RV por um único cirurgião de junho de 2016 a janeiro de 2018 foi revisada. Perda de seguimento foi definida como a falta de pelo menos 1 espermograma realizado pós-operatória. O participantes foram categorizados em 2 grupos com base na presença ou perda de segmento. As seguintes variáveis ​​foram comparadas entre os dois grupos: idade do paciente, idade do parceiro, diferença de idade entre paciente e parceiro, número de filhos anteriores, estado civil (novo x parceiro antigo), origem do paciente e obstrutiva intervalo.
Resultados: No geral, a idade média do paciente e do parceiro foram de 38,5 e 30,0 anos respectivamente, o intervalo médiano de tempo desde a vasectomia foi de 6,0 anos, o número mediano de crianças anteriores foi de 2,0. Além disso, 95% dos participantes estavam em um novo relacionamento. Dos 70 participantes, apenas 51 (72%) retornaram com pelo menos um resultado de espermograma no pós-operatório. Os participantes que perderam seguimento eram mais jovens (35,8 versus 39,4 anos. p=0.03), tinham esposas mais jovens (27,5 versus 31,0 anos. p=0.01), e um menor tempo desde a vasecotmia (4,8 versus 8,0 anos. p = 0,01). . Nenhuma outra variável apresentou diferença clínica ou estatisticamente significante entre os grupos.
Conclusão: A perda de seguimento após reversão da vasectomia é comum e pode influenciar os resultados da RV relatados na literatura. Pacientes mais jovens, com esposas mais jovens, e aqueles que foram submetidos a vasectomia mais recentemente podem precisar de mais aconselhamento sobre a importância do acompanhamento adequado após o procedimento.

Palavras Chave ( separado por ; )

Reversão de vasectomia; Infertilidade; Vasectomia

Área

Infertilidade

Instituições

ANDROS RECIFE - Pernambuco - Brasil, INSTITUTO DE MEDICINA INTEGRAL PROF. FERNANDO FIGUEIRA - Pernambuco - Brasil

Autores

Filipe TENÓRIO LIRA NETO