Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ULTRASSONOGRAFIA FOCAL DE ALTA INTENSIDADE (HIFU) PARA TRATAMENTO PRIMARIO DE CANCER DE PROSTATA LOCALIZADO USANDO 68-GA-PSMA PET/RNM COMO ORIENTAÇAO: EXPERIENCIA INOVADORA EM 14 PACIENTES

Resumo

Objetivo:
Os seguintes critérios de inclusão são utilizados para identificar candidatos a HIFU para tratamento de câncer de próstata localizado: PSA sérico < 15 ng/ml, Gleason (ISUP 1-3), ressonância nuclear magnética multiparamétrica (RNMmp) sem sinais de extensão extracapsular, invasão de vesículas seminais ou acometimento linfonodal pélvico e cintilografia óssea negativa. No entanto, nenhum estudo anterior utilizou 68-Ga-PSMA PET/RNM como ferramenta principal para indicar e orientar uma terapia focal (TF) ablativa prostática.

Materiais e métodos:
Análise prospectiva de 14 pacientes de uma única instituição, candidatos a TF (hemiablação ou ablação superfocal) como opção primária de tratamento, entre agosto/2018 e março/2019. Todos os pacientes foram reavaliados com RNMmp e biópsia de próstata com fusão de imagens (USG transretal e RNM), seguido de 68-Ga-PSMA PET/RNM para melhor estudo da indicação do HIFU antes do procedimento.

Resultados:
O volume prostático, idade, PSA e volume da região de interesse médios foram, respectivamente, 44.7 cc, 65.1 anos, 6.09 ng/dl e 0.97 cc. RNMmp pré-tratamento mostrou 5.2% PIRADS 2, 15.78% PIRADS 3, 68.42% PIRADS 4 e 10.52% PIRADS 5. Biópsia sistemática com fusão de imagens identificou 6 pacientes com ISUP 1 unilateral, 14 pacientes com ISUP 2 unilateral e 6 pacientes com ISUP 3. 10 pacientes (71.4%) apresentaram achados concordantes entre RNMmp, 68-Ga-PSMA PET/RNM e biópsia no pré-operatório. 4 pacientes (28.5%) apresentaram achados discordantes alterando a proposta de tratamento ou contraindicando o procedimento pelos seguintes motivos: 2 pacientes apresentavam doença multifocal unilateral maior no 68-Ga-PSMA PET/RNM do que na RNMmp ou biópsia, com necessidade de ampliar a área de tratamento; 1 paciente apresentou doença menos extensa no 68-Ga-PSMA PET/RNM do que na RNMmp, permitindo redução na área de tratamento; 1 paciente tinha doença bilateral extensa no 68-Ga-PSMA PET/RNM, que não havia sido identificada na RNMmp e foi confirmada na biópsia, contraindicando o procedimento.

Conclusão:
Conclui-se que o 68-Ga-PSMA PET/RNM pode ter um papel fundamental na indicação e planejamento da TF ablativa prostática e poderia ser introduzido nos critérios de inclusão para casos com indicação de HIFU.

Relevância clínica:
HIFU é uma técnica promissora, mas novos procedimentos diagnósticos, como 68-Ga-PSMA PET/RNM para seleção de pacientes e correto planejamento terapêutico podem alterar os resultados oncológicos e mortalidade.

Palavras Chave ( separado por ; )

HIFU; 68-Ga-PSMA PET/RNM

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - Sao Paulo - Brasil

Autores

Guilherme Cayres Mariotti, Paulo Kayano, Priscila Mina Falsarella, Gustavo Caserta Lemos, Marcos Roberto Gomes Queiroz, Rodrigo Gobbo Garcia, Ronaldo Hueb Baroni, Arie Carneiro, Alexandre Dib Partezani, Lucas Seiti Takemura